Que processo de trabalho caracteriza sua prática?
Saiba mais sobre a escolha feita por cada psicólogo na hora de inscrever seu projeto
Há um grande intercâmbio entre profissionais que trabalham com processos parecidos em locais e áreas distintas. É o caso do acolhimento em diferentes instituições - na defesa civil, no hospital, nas escolas, nos programas habitacionais e nos postos de saúde, que se aproximam, mas não são idênticos.
Psicólogos e psicólogas que inscreveram trabalhos na 2ª Mostra contar agora o porquê de terem escolhido determinado processo e saber o que, para eles, significa cada um:
O psicólogo baiano de Vitória da Conquista, Acácio Pereira da Silva, apresentará na Mostra dois trabalhos, sendo um deles denominado "Feira Livre: um espaço de múltiplos afetos", caracterizado por ele como Processo Cultural. E o que são os processos culturais para o psicólogo? “ São os processos que envolvem o contato com a sociedade e que, a partir de sua perspectiva, traçam uma diretriz para o nosso trabalho. Isto cria vínculos com a população que nos afeta culturalmente”.
Já o processo de Orientação e Aconselhamento foi escolhido para caracterizar o trabalho “As Psicologias e suas abordagens interventivas a serviço dos operadores do direito:
desburocratização do acesso ao direito da filiação”, de autoria do psicólogo Adalberto Duarte, de Maceió (AL). “No meu trabalho falamos com mães que tiveram seus filhos e não tiveram a paternidade deles reconhecida. Geralmente essas mães não tem conhecimento dos direitos que a criança tem, de ter o pai responsável pelo seu registro. O meu projeto busca orientar estas mães, de forma que ela aceite que o pai precisa se responsabilizar por esta criança”.
Formação de conteúdo, mudança de paradigmas, transmissão de conhecimentos para que as pessoas possam mudar suas realidades na busca por formação. Esta é a definição que dá a psicóloga Wanusa Madaleno Silva, de Porto Velho (RO), sobre o Processo Formativo, que escolheu para um de seus trabalhos: Multiplicando Saúde Sexual e Reprodutiva. “É de formação no sentido de que trabalhamos com sistemáticas entre professores e alunos que vão multiplicar a informação”, explica.
Já o Acolher, para a psicóloga gaúcha Zuleika Schmidt, é mais do que abrigar, mas sim aproximar, quebrar a resistência. Zuleika é de Porto Alegre, e inscreveu um trabalho chamado “A cultura de paz e de não violência: uma proposta de intervenção em escolas públicas na restinga (Porto Alegre) e em Caravágio (Osório)”, que propõe acolher populações carentes para, a partir disto, desenvolver ações propositivas para as comunidades mais carentes.
A psicóloga Gabriela Fernandes, de Santa Catarina, trabalha com Psicologia Organizacional e realizou um trabalho sobre a prática em uma fundação hospitalar de seu estado. “Processo organizacional para mim quer dizer qualidade de vida para os funcionários. Não vejo como forma de organizar, mas sim de valorizar, de mostrar o quanto o funcionário é importante”.
Alcione Melo , psicóloga de Recife (PE), em seu projeto Trela Teatro: Convivendo com a Timidez, escolheu caracterizá-lo como Processo Grupal por estar dentro da abordagem do psicodrama, que trabalha também com grupos. “O grupo representa uma microsociedade e no caso do meu trabalho, que é com crianças, elas repetem a convivência com outros grupos. É o momento em que as crianças estão se expressando de forma espontânea. As negociações da historia, do trabalho, isso tudo é feito dentro de um processo grupal. Dentro do grupo as pessoas têm que abrir mão de algumas coisas para atingir objetivos e negociar”.
E por fim um processo comum para muitos , o Terapêutico , foi escolhido pelo psicólogo carioca Alan Teixeira que irá apresentar o projeto "Saúde Mental do Trabalhador Universitário: Questões para a atenção Psicossocial" na 2 Mostra. “Normalmente as pessoas chegam receosas, achando que é coisa de maluco. Trabalhamos para que entendam que este processo é não só de melhora e crescimento da pessoa, mas também de possibilidade de mudança”.
E você, já pensou em que processos estão inseridas sua (s) prática (s)?
Traga suas reflexões para a 2 Mostra Nacional e participe do compromisso com a construção do bem comum!
Leia mais sobre os Processos de Trabalho, saiba como surgiu a ideia para a iniciativa e conheça formas de trabalhar com os processos em áreas de atuação da Psicologia.