Psicólogos africanos se mobilizam para 2ª Mostra
Angola, Cabo Verde e Moçambique apresentarão até 25 práticas cada durante o evento
Experiências de psicólogos africanos terão lugar, em setembro deste ano, na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Na ocasião, os países levarão práticas de Psicologia que serão expostas no evento. Para tanto, foram criados pontos focais em cada um deles, com colegas responsáveis por levar os trabalhos e organizar a participação dos psicólogos locais na 2ª Mostra.
Segundo a presidente da Associação dos Psicólogos de Cabo Verde, Zaida Freitas, “cada ponto focal será responsável por fazer a organização e seleção dos trabalhos, dos representantes que irão para o Brasil e, ainda, farão toda a parte de divulgação do evento”, explicou.
Em alguns países, os pontos focais já foram montados e estão em atividade, como em Cabo Verde, onde os profissionais estão se organizando para começar a divulgação da 2ª Mostra. “Queremos espalhar cartazes e informativos nos principais centros de Psicologia do país”, ressaltou Zaida Freitas.
Experiências Africanas:
Quanto aos trabalhos que serão apresentados no Brasil, Zaida ressalta que será levada pelo menos uma experiência de cada uma das 10 ilhas de Cabo Verde, dentro de três áreas de atuação: Clínica, Educacional e Psicologia do Trabalho e Organizações. A previsão é de que mais de 20 práticas sejam apresentadas pelos psicólogos cabo-verdianos.
Entre elas, está o trabalho “Escola de Pais”, feito com a família de crianças em grave situação de risco – como abuso sexual, violência física e negligência. Segundo Zaida, “um trabalho importante que prevê a melhora da competência parental, provendo um melhor relacionamento entre pais e crianças, para um retorno sadio e seguro delas para casa”, destacou.
Ainda sobre a participação da África na 2ª Mostra Brasileira, Zaida ressalta que “será uma troca extremamente rica em todos os níveis: pessoal cultural e profissional”. “Espero que o Brasil também possa aprender com as nossas experiências”.
Convênio entre os países de língua portuguesa: Convênio assinado entre o CFP e as associações de Psicologia de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, firmado em abril deste ano, prevê o intercâmbio de experiências, a parceria em pesquisas científicas e atuação em conjunto dentro de projetos na área. Um início para a Rede de Psicologia nos países de língua portuguesa. Os países, durante a cerimônia, reconheceram a importância histórica da iniciativa, por inaugurar o movimento de colaboração e compartilhamento de saberes e práticas entre psicólogos, estudantes, docentes e pesquisadores desses países.