Psicologia no Acre, uma atividade em constante crescimento

Compartilhe:

Psicólogos do estado estão animados para apresentar na 2ª Mostra as diversas atividades realizadas na região.

A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada há 12 anos, foi uma oportunidade para que o Brasil conhecesse o que era produzido e praticado no Acre. Nesta 2ª edição do evento, que acontece em setembro, em São Paulo, o estado traz 139 inscritos – entre profissionais e estudantes.

A participação e mobilização dos profissionais e das pessoas interessadas em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.

SOBRE O EVENTO

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo, já são 19.383 mil inscritos em todo o País e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade.

A entrada no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas na página de inscrições.

Não perca esta oportunidade!

CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DO ACRE TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:

“O Acre vai participar da 2ª Mostra e apresentar o que é feito pelos psicólogos do estado, respeitando a etnia e a cultura das pessoas daqui. O profissional daqui é atuante, engajado politicamente e está contribuindo com o Norte, fazendo psicologia regional. É importante que o Acre seja visto como um estado atuante na área social, de direitos humanos, organizacional, entre outras. Somos 252 psicólogos no Acre inteiro. É importante dizer para a sociedade que a atividade tem muito a contribuir no que diz respeito a todas as áreas onde a gente pode atuar.” – Rosa Luiza Lima, psicóloga.

“A importância do evento consiste em mostrar as diversas práticas psicológicas do País. Apesar da gente ter uma orientação única da ciência, em cada estado as práticas são diferentes e a 2ª Mostra irá destacar as diferenças das regiões e das práticas. Minhas expectativas são as melhores possíveis, primeiro porque estou na área da saúde do trabalhador, também porque sou professora e, como a gente mora longe dos principais centros do Brasil, é importante mostrar que estamos fazendo Psicologia. Temos incentivado os alunos para irem não só como estudantes, mas como estagiários de Psicologia, mostrando suas práticas como processo de informação. Trabalhamos com psicologia social, e não só com os indígenas.” – Fabiane da Fontoura Messias de Melo, psicóloga.

“A 2ª Mostra Nacional de Psicologia demonstra o quanto a Psicologia brasileira tem crescido nesses 50 anos, a diversidade de saberes e atividades nas quais vemos o compromisso da profissão com a realidade brasileira e, por conseguinte, da América Latina. Minha expectativa é de que o evento possa reunir o maior número de psicólogos e estudantes, para que possamos celebrar a consolidação da Psicologia no Brasil. A psicologia no Acre está crescendo a cada dia e, por isso, a participação dos psicólogos do estado se torna fundamental para que o Brasil possa conhecer as ações feitas por aqui.” – Marck Torres, psicólogo.

“A 2ª Mostra é de suma importância para a categoria, considerando os avanços e inovações que a Psicologia teve nesses 50 anos. A Psicologia tem conseguido movimentar um grande número de acadêmicos e profissionais, fortalecendo esse movimento, trazendo novas informações e ampliando as áreas. Os psicólogos do Acre precisam dizer para o Brasil que eles existem e que o movimento no estado é fundamental. Estamos mobilizando o máximo de pessoas para o evento.” – Maria Amélia Barcellos, psicóloga.

“A 2ª Mostra será uma grande oportunidade para conhecer os trabalhos realizados por psicólogos de várias partes do País, com realidades bem distintas. Acredito que o evento, de alguma forma, possibilitará a renovação do espírito profissional da categoria. Em âmbito local, a psicologia no Acre tem se expandido bastante, inclusive, no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos científicos. A atividade local vivencia um momento único com a formação da primeira turma de psicólogos do estado em 2011.” – Patricia Yano, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma forma de divulgar a Psicologia enquanto ciência e profissão, principalmente nos novos campos que a atividade tem ganhado espaço. O evento ajuda a estreitar os laços entre os profissionais. A presença de psicólogos acreanos é importante porque estamos na Amazônia Ocidental, temos uma tríplice fronteira e uma população indígena grande, com muitas dificuldades. Temos uma política de saúde mental com recursos, mas estamos aquém da realidade.” – Elcinete Ferreira, psicóloga.

“A 2ª Mostra de Psicologia é importante para a comemoração dos 50 anos da profissão, pois vai oportunizar que os trabalhos realizados por todo o País sejam conhecidos e divulgados. A atividade possui um campo de trabalho bastante diversificado e isso possibilita uma infinidade de práticas adaptadas a realidades tão diferentes que encontramos por todo o Brasil. A minha expectativa é que esse evento comprove que, apesar de a profissão de Psicólogo ser nova no país, tem marcado diferença no cenário nacional com práticas baseadas na ética profissional e comprometimento com a qualidade do trabalho do psicólogo. Nos diversos segmentos onde o psicólogo atua, seu trabalho tem se mostrado fundamental, indispensável. O Acre, assim como a profissão de psicólogo, também é um estado novo. Porém, tem se mostrado maduro quanto à prática profissional, possuindo ações comprometidas e diferenciadas, adaptadas à realidade local. A 2ª Mostra de Psicologia será uma excelente oportunidade para que o estado mostre para o restante do país a atividade que tem sido praticada aqui.” – Luciana de C. Rocha Gadelha, psicóloga.

“A importância da 2ª Mostra consiste em apresentar como os psicólogos estão atuando nos diversos estados. A região Norte, por estar distante dos grandes centros, acaba não discutindo com outros colegas de profissão, então será um momento de apresentar os que os psicólogos estão fazendo e ampliar possibilidades de atuação, conhecimento, teorias e discussões sobre determinadas questões. Temos vivido um movimento importante, com crescimento de formação, vivendo os primeiros psicólogos com formação no estado, então o evento marcará uma oportunidade positiva, onde os psicólogos antigos começarão a refletir sobre as suas práticas.” – Carolina Sátiro, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma oportunidade única de apresentar o trabalho que os psicólogos estão realizando e, além disso, poder trocar experiências com profissionais de todo o País. Estou feliz em poder participar do evento apresentando uma de minhas experiências profissionais. Participei da 1ª Mostra quando estava no 1o ano de faculdade e fiquei encantada com o que vi. Agora vou poder contribuir com aqueles que estarão lá para ver os trabalhos. Quero provar que aqui no Acre tem muita coisa boa sendo feita por ótimos profissionais, que levam a sério a atividade.” – Lucyana Melo, psicóloga.

“A 2ª Mostra representa não só a oportunidade de mostrarmos o que estamos produzindo, mas também de realizarmos uma troca ou aquisição de conhecimentos produzidos por outros colegas da área, o que seria quase impossível em outros momentos, principalmente para nós – que estamos tão distante dos grandes centros. No Acre também se produz ciência na Psicologia e os profissionais e estudantes estão empenhados na construção sólida e ética dos saberes psicológicos.” – Vera Alice, psicóloga.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

3 Comments

  1. Patricia Coube says:

    Parabéns aos psicólogos e psicólogas acrianos ou que aqui realizam seu ofício. Parabéns aos alunos e alunas de psicologia que já se "aventuram" nesta rede de conhecimentos, experiencias... de fundamental importância para formação e construção de uma ciência dinâmica e especial! Patricia Coube

    Reply
  2. João Paulo Silva says:

    “A psicologia encontra-se dentro de todos os setores de nossa sociedade e como alunos estamos todos juntos e preparados para mostra ao Brasil como está o avança da psicologia em nosso Estado do Acre junto aos nossos mestres , vamos lá Psicólogos(a) e estudantes Mostra nosso Acre.”
    João Paulo Silva –Estudante do 10° Semestre de Psicologia UNINORTE

    Reply
  3. Viviane Paza says:

    Quero parabenizar a todos os profissionais e estudantes da área empenhados em desenvolver um bom trabalho, com comprometimento e responsabilidade social, contribuindo para a construção de conhecimetos no campo da Psicologia. Acredito que a participação do Acre na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia será significativa e trará muitos benefícios para a região, articulando saberes e compartilhando experiências para um novo olhar sobres as práticas e realidades locais. Os acrianos estão de parabéns por seus excelentes profissionais!!!

    Reply

Leave a Comment