Psicologia na saúde pública, acolhimento para pacientes e familiares

Compartilhe:

Trabalho inscrito para 2ª Mostra aperfeiçoa entrevista clínica no Hospital da Universidade Federal do Paraná. São 1600 atendimentos por ano.

A Residência Multiprofissional em Psicologia é um trabalho realizado pela psicóloga Tânia Dallalana no Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná há 20 anos, mas só agora será apresentado ao Brasil inteiro. O palco será a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

A atividade consiste em um treinamento do psicólogo no âmbito da saúde pública, considerando os aspectos teóricos e práticos do trabalho multiprofissional, como o aperfeiçoamento da prática da entrevista clínica no ambiente hospitalar no atendimento com familiares e pacientes internados.

A ação também prevê o estabelecimento de ações conjuntas com a equipe considerando a complexidade das relações e dos contextos em que pacientes, familiares e equipe de saúde estão envolvidos. De fevereiro de 2011 ao mesmo período em 2012 foram realizados aproximadamente 1600 atendimentos a pacientes internados na Unidade de Urgência ou Emergência.

Segundo Tânia, a residência tem permitido a formação de profissionais que contribuem para área da saúde e potencializam o atendimento integral aos usuários dos serviços do hospital. “A atividade auxilia a construção de um diálogo com a equipe em ações resolutivas e terapêuticas, desenvolvendo habilidades criativas de acolhimento e tratamento do sofrimento, tendo a intersubjetividade como espaço de construção de ações no campo da saúde coletiva”, considera.

2ª Mostra

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo já são mais de 19 mil inscritos em todo País, entre profissionais e estudantes. Será um evento rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade. A entrada no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas na página de inscrições.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment