Psicólogas e Psicólogos de Roraima: Participem da 2ª Mostra

A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, ocorrida no ano 2000, foi uma oportunidade para que todo o Brasil conhecesse o que é produzido e praticado no Estado de Roraima. Na 2ª edição da Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que vai acontecer no mês de setembro, em São Paulo, Roraima conta - entre profissionais e estudantes - com 29 inscritos.
A participação e mobilização dos profissionais e interessados em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.
Inscrições de trabalhos
A 2ª Mostra – evento que será o ápice das comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil - já tem mais de 14 mil e 500 inscritos em todo o país e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e a sociedade.
Já são mais de 2 mil e 800 trabalhos inscritos na Mostra e as inscrições podem ser feitas no formato de pôsteres ou vídeos e realizadas pelo site da 2ª Mostra - mostra.cfp.org.br, dentro do menu lateral, no campo “Inscrição”.
Lembramos que a segunda etapa de inscrição de trabalhos na 2ª Mostra Nacional já está chegando ao fim! Ela vai até o dia 31 de maio. Não deixe de inscrever seu trabalho para que os profissionais de todo o Brasil conheçam suas práticas e processos de trabalho!
INFORMAÇÕES SOBRE A 2ª MOSTRA NACIONAL
A 2ª Mostra – evento que será o ápice das comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil - já tem mais de 14 mil e 500 inscritos em todo o país e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e a sociedade.
Já são mais de 2 mil e 800 trabalhos inscritos na Mostra e as inscrições podem ser feitas no formato de pôsteres ou vídeos e realizadas pelo site da 2ª Mostra - mostra.cfp.org.br, dentro do menu lateral, no campo “Inscrição”.
Ao efetuar sua inscrição, o interessado deve escolher um dentre os 14 processos de trabalho possíveis, entre eles processos de acolhimento, processos educativos, processos culturais, processos formativos, processos organizativos, entre outros.
A entrada na 2ª Mostra é gratuita e as inscrições podem ser feitas por profissionais ou estudantes de Psicologia (com assinatura e supervisão de um profissional).
Não perca esta oportunidade!
COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM
Nesta 2ª mostra Nacional estamos empenhados em processos que façam a sociedade ser melhor para todos os brasileiros. Procuramos uma ideia que pudesse traduzir o compromisso da Psicologia hoje, levando em conta as mudanças no país e no mundo desde a 1ª Mostra, há dez anos.
Identificamos na expressão bem comum um conceito forte que pode nos orientar pelos próximos anos. Direito, cidadania, democracia, desenvolvimento, divisão da riqueza, sustentabilidade, todas estas ideias perpassam o bem comum.
Faça parte você também do compromisso com a construção do bem comum!
CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DE RORAIMA TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:
“Este é o momento de trazer novas práticas, mostrar novas tendências e expandi-las, principalmente para a parte discente, para que todos conheçam os novos rumos da Psicologia. Espero que a Mostra venha enriquecer as nossas práticas e que traga inovações. Os psicólogos de Roraima devem participar para mostrar os seus trabalhos, o que a gente vem realizando aqui na nossa Região. Além disso, vamos poder conhecer o que vem sendo feito em outras regiões do país”. Gardênia Félix - Psicóloga
“Apesar da pouca idade em relação a outras profissões, a Psicologia é importantíssima para a construção de uma sociedade mais saudável e consequentemente melhor. Atuamos na educação, esporte, saúde, ou seja, áreas fundamentais para todos. A Mostra vem mostrar para a sociedade sua história, áreas de atuação, lutas e conquistas e é de extrema importância para o reconhecimento do profissional da PsicologiaEm Roraima, o número de profissionais tem crescido bastante, com duas instituições formadoras; portanto, sentimos a necessidade de espaço no mercado de trabalho e de reconhecimento e nesse sentido acredito que a Mostra será muito bem recebida pelos profissionais, acadêmicos e população em geral”. Cláudia Brasil – Psicóloga
“Penso que 50 anos de história "já" nos permite olhar mais "concretamente" para a nossa profissão. É importante que a sociedade, de modo geral, seja apresentada a um extrato dessa ciência, que está cada mais contextualizada, quebrando preconceitos e ganhando força no mercado de trabalho, como ciência e profissão. Espero que um grande público compareça e espero que Roraima se sinta provocada a conhecer mais sobre a profissão. E que se apresentem novas reflexões sobre a Psicologia, sua história, seu fazer e seu valor. O profissional consciente deve fazer e ajudar a fazer acontecer. Aqui em Roraima, a psicologia é uma "criança", somos menos de 300 psicólogos. Profissionais e estudantes, além de participarem, podem se sentir provocados a construir a Psicologia do nosso tempo”. Rejane Andrade – Psicóloga
“ A Mostra vem dar maior visibilidade à profissão , principalmente para quem não tem acesso à profissão dos psicólogos e para quem atua na região. É bem interessante e pode ser bastante útil. Minha expectativa é de conhecer, trocar experiências, manter contatos para reaplicar experiências em outros locais do Brasil. É uma forma das pessoas socializarem conhecimentos, especificidades da Amazônia, trabalhos com indígenas, trabalhos bem específicos e compartilhá-los com o país. Aqui há universidades bem jovens e é uma forma de estimular os alunos”. Sigrid Gabriela Duarte – Psicóloga
“A 2ª Mostra vai trazer novidades e este encontro de ideias é sempre salutar, é uma troca que areja o pensamento, que amplia a pesquisa e que aponta a direção que devemos dar para os trabalhos. É uma oportunidade de conhecer o novo, o que está sendo feito em cada lugar e será fundamental como crescimento pessoal e da própria profissão. É também uma oportunidade para os psicólogos mostrarem seus trabalhos. A troca é fundamental para ampliar a visão sobre a profissão e esta ampliação que é o mais importante. É importante que os psicólogos de Roraima participem para conhecer nossas práticas: a melhor intervenção se dá com dados da realidade local, pois quanto mais se aprofunda o conhecimento, maiores intervenções se dão com eficiência. Conhecer a realidade é o dado numero um. E quando você pode conhecer esta realidade pelos seus diferentes aspectos, podemos traçar o fio condutor, o link do que está sendo feito nas várias áreas e transpondo para outras”. Geysa Xaud – Psicóloga
“A Mostra é importante pela busca constante da delimitação das novas práticas do campo de atuação da Psicologia, que é uma ciência relativamente nova e que necessita de muitas mãos para sua construção. É mais uma oportunidade que pode auxiliar o ser humano na busca de sua plenitude. Espero que ocorram mais avanços do que os proporcionados pela 1º Mostra, que todos os psicólogos tenham a oportunidade, tenham a possibilidade de inscrever e apresentar sua prática para a comunidade científica de uma forma geral. Roraima é um dos estados que agrega pessoas de todas as unidades da federação e esse agregar de diferentes pessoas, de variados lugares e culturas podem ajudar na determinação dessas novas práticas na Psicologia”. Francisco de Assis – Psicólogo
“A 2ª Mostra Nacional de Psicologia é evento importante e fundamental para se conhecer e divulgar os avanços da Psicologia nesses 50 anos de existência, revelando tanto as práticas profissionais bem sucedidas como as dificuldades encontradas no cotidiano. A expectativa é que profissionais da área se mobilizem e participem , pois é um espaço de grande visibilidade para a categoria. Roraima, por ser um estado novo e com pluralidade culturais intensas e complexas, apresenta um cenário de atuação desafiante , que leva o profissional de Psicologia a refletir sobre as especificidades dos mais variados grupos existentes em nossa sociedade. Os Psicólogos de Roraima, ao apresentarem suas práticas na 2ª Mostra Nacional , expressarão que, embora a Amazônia Legal seja um dos espaços geográficos mais valorizados do planeta, sobretudo pela sua diversidade, ainda sã desafios. Tornar a Mostra um espaço democrático na construção de uma Psicologia mais compartilhada é um dos grandes focos para o crescimento da profissão”. Maria Souza Cruz – Psicóloga