Projeto de economia solidária será apresentado em evento nacional de Psicologia

Compartilhe:

ConsumoSol estimula o consumo consciente na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

O consumo é a base do sistema econômico atual e está diretamente relacionado a uma série  de prejuízos ambientais e sociais. Na tentativa de mudar esse cenário, um coletivo de consumidores de São Carlos, interior de São Paulo, criou a Articulação Ética e Solidária para um Consumo Responsável (ConsumoSol). O objetivo é apoiar empreendimentos de economia solidária por meio de reflexões sobre como comprar de forma ética, consciente e responsável.

A iniciativa, além de promover a dinamização econômica da região, deixa o consumidor atento em relação às conseqüências sociais e ambientais do consumo. O trabalho será um dos 5 mil apresentados na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

Para o psicólogo Renan Soares, um dos membros do ConsumoSol, apresentar o trabalho no maior evento da Psicologia do Brasil significa poder sensibilizar outros profissionais na mesma causa. “Espero que quem conheça o nosso projeto fique instigado a organizar coletivos de consumidores em seus bairros. É uma discussão viável, que dá para fazer”, revela.

O papel do psicólogo no projeto é o de pensar na produção de práticas culturais e a dificuldade de mudanças de comportamentos mais sustentáveis. “Comprar de um produtor orgânico é mais difícil do que ir a um supermercado. A gente tenta ver quais formas facilitam esse comportamento responsável, fazendo com que as pessoas possam se sensibilizar”, frisa Renan.

O diálogo do consumo consciente

A principal ação do ConsumoSol é a “Escola de Consumidores”, uma produção de material voltado para aproximar a população de atividades estratégicas sustentáveis, como compras coletivas de em feiras de produtos orgânicos e substituição de sacolas plásticas por
reutilizáveis.

“Atualmente trabalhamos com as implicações dos resíduos sólidos. O material foi planejado de forma didática, para que as pessoas possam utilizar livremente dentro e fora da escola. Nossa expectativa é que vire uma política pública na cidade de São Carlos”, ressalta o psicólogo Renan Soares.

O trabalho inclui, ainda, um site de informações e dicas e uma página no Twitter. “Também temos uma parte cultural, o Cine Sol, onde passamos filmes e promovemos debates relacionados à questão do consumo, como o The Corporation e o Walmart”, ressalta Renan.

O projeto foi idealizado pela Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos (INCOOP/UFSCAR), em 2004. O ConsumoSol é formado por consumidores, produtores e distribuidores. O grupo é aberto e qualquer pessoa que tiver interesse pode participar.

Sobre a Mostra

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo, já são mais de 20 mil inscritos em todo o País.

Será um evento rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade. Increva-se, a entrada é gratuita.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

2 Comments

  1. Noemi Lang says:

    Adorei a ideia, além de original é super atual e necessária, Sou psicóloga e atualmente trabalho como voluntária em uma ONG na cidade de Ribeirão Preto e para sobreviver estou abrindo uma loja virtual com roupas finas de festas - USADAS, ou seja, um brechó chique online. Penso que as ideias se juntam aqui, vejo que o consumo exagerado da maioria das mulheres é maluquice e alimenta outros consumos não responsáveis também. A ideia da Escola de Consumidores poderia se estender para todos os ramos dos comércios, não acham? Se quiserem aderir à minha ideia estou, por enquanto, no facebook: Chique Online! Poderiamos pensar em alguma parceria? Reciclar é a nossa palavra, renovar, recriar, reaprender a consumir!

    Reply
  2. Jose Gabriel Correia David says:

    very interesting...

    Reply

Leave a Comment