Processos de trabalho: uma nova forma de pensar sua prática

Compartilhe:

Durante a inscrição de trabalhos no site da 2ª Mostra muitos psicólogos se depararam com uma iniciativa diferente ao preencher o formulário: era preciso escolher um dentre os 14 processos de trabalho que mais se relacionasse ao projeto em questão.

A proposta gerou dúvidas para muitos, mas também reflexões. E não foi à toa, já que fazer com que o profissional pensasse em sua prática era um dos objetivos da comissao curadora da 2ª Mostra, que buscava chegar mais perto do que efetivamente se faz na profissão por meio dos processos.

“Quando falamos em áreas os psicólogos estão mais acostumados, pois delimitam campos e são mais comuns, mas a ideia de área não necessariamente aponta a diversidade de práticas que existe na Psicologia ”, explica a integrante da comissão curadora da 2 Mostra, a psicóloga Graça Gonçalves.

Caracterizar sua prática com apenas um processo pode não ter sido fácil, afinal eles se cruzam , se articulam, têm grande complexidade. Mas a intenção, segundo Graça, era justamente esta, que as pessoas salientassem um determinado processo. "Queremos propiciar reflexões sobre a própria prática e acreditamos que a discussão dos processos - que começou na inscrição de trabalhos e deve se prologar durante a Mostra - vai garantir isto” .

Apesar da escolha pela comissão curadora ter sido de apenas 14 processos, a lista não é definitiva, e sim representativa. A partir destes processos - que fazem interface com diferentes áreas, populações, lugares e situações dentro da Psicologa - poderão ser pensados outros.

"As pessoas muitas vezes estabelecem novos processos a partir das dificuldades que surgem no seu dia a dia e não atentam sobre isso. A intenção é esta, de alertar os psicólogos para trazerem, a partir desta Mostra, uma atenção maior sobre isto”, conclui a consultora da 2
Mostra e psicóloga Christina Veras.

Veja exemplo de Processos dentro de diferentes áreas da Psicologia. Leia a segunda matéria da série.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

1 Comment

  1. Laiane/Coaraci-BA says:

    Esta forma de diferenciar as propostas também a partir de processos de trabalho surpreendeu! mesmo a quem não inscreveu trabalhos. Curioso e muito bem pensado, realmente inaugura um modo de pensar, amplia perspectivas. Valia inscrever esta ideia inovadora na 2ª Mostra rs ;)

    Reply

Leave a Comment