Piauí: tudo pronto para a 2ª Mostra

Compartilhe:

piaui

A expectativa dos inscritos é que a troca de experiências com outros estados ressalte a atividade dos psicólogos na região.

A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada há 12 anos, foi uma oportunidade para que o Brasil conhecesse o que era produzido e praticado no Piauí. Nesta 2ª edição do evento, que acontece em setembro, na cidade de São Paulo, o estado traz 200 inscritos – entre profissionais e estudantes.

A participação e mobilização dos profissionais e das pessoas interessadas em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.

SOBRE O EVENTO

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo, já são 18.288 inscritos em todo o País e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade.

A entrada no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site: http://mostra.cfp.org.br.

Não perca esta oportunidade!

CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DO PIAUÍ TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:

“A 2ª Mostra, passados 12 anos da sua primeira versão, tem a importância de agregar e permitir o compartilhamento das diversas experiências de prática da Psicologia após 50 anos de evolução teórica, técnica e prática desde a regulamentação da profissão. Minhas expectativas giram em torno da troca de ideias e teorias, capazes de ampliar os pensamentos de trabalhos da Psicologia, agrupando práticas semelhantes e ganhando força institucional. Inscrevi um trabalho sobre a participação do psicólogo nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e espero encontrar colegas que também estejam atuando neste setor para fortalecer não só minha prática, mas também para envidar esforços que garantam a presença do psicólogo neste trabalho. Entendo que 50 anos de regulamentação de uma profissão é ainda pouco tempo para que este modelo científico almejado pela psicologia ganhe maturidade, ainda temos muito a crescer. A 2ª Mostra pode servir como ponto de partida, garantindo uma continuação firme para consolidar as práticas no Brasil.” - Cleiber Silveira, psicólogo.

“Acredito que a 2ª Mostra deve levar as experiências da Psicologia brasileira aos diversos psicólogos, destacando as principais atividades desenvolvidas e permitindo que enfrentemos e valorizemos os desafios comuns à realização destas práticas incentivando a produção científica. A participação dos profissionais do Piauí no evento é importante para reconhecer e valorizar as práticas locais, de modo a permitir a compreensão sobre a subjetividade do povo piauiense, além de tornar público os esforços, desafios e avanços dos psicólogos locais acerca de suas atividades.” - Cynara Raveras, psicóloga.

“Mais do que a comemoração da nossa história como profissão, a 2ª Mostra será uma oportunidade para troca de olhares e práticas diferentes na Psicologia. Além de comemorar a nossa história, será o momento de ver o que conquistamos o que tem a ser feito, da maturidade e, principalmente, do trabalho dos Conselhos Regionais. Nossa participação é fundamental para mostrarmos a realidade do Piauí e, ao mesmo tempo, trocarmos experiências com outros estados do Brasil.” - Patrícia Carvalho Moreira, psicóloga.

“A 2ª Mostra parte da premissa de que a prática do psicólogo pode ser mais bem conhecida e de que é possível operar o conhecimento teórico a partir da demandas regionais, possibilitando formas das pessoas terem um conhecimento psicológico e social maior. Inscrevi três trabalhos sobre aprimoramentos legais em torno da avaliação psicológica e da área da saúde, que são minhas áreas. Espero que, por meio deles, possa haver uma troca de experiências em relação a minha prática, com uma aproximação com profissionais de outros estados e localidades.” - Lucas Guimarães, psicólogo.

“A 2ª Mostra será uma oportunidade para apresentarmos à sociedade as valorosas contribuições que psicólogas e psicólogos têm desenvolvido pelo Brasil em prol do desenvolvimento social. Será um grande acontecimento de comemoração aos 50 anos da Psicologia que permitirá a troca de experiências e saberes além de conhecer e rever colegas de profissão. Espero contribuir de alguma forma com a apresentação de meu trabalho “programa anti-stress para motoristas e cobradores do transporte público urbano”, na cidade de Teresina (PI).” - Palônia Andrade, psicóloga.

“A 2ª Mostra é um evento fundamental para divulgar práticas que possam contribuir com a psicologia que está sendo construída e se desenvolvida atualmente. Inscrevi 10 trabalhos com alunos e minhas expectativas são as melhores possíveis. Será um momento de troca de experiências em que levaremos trabalhos do Piauí nas áreas da Psicologia comunitária e da saúde, com objetivo de nos aperfeiçoar ressaltando as práticas mais próximas da nossa realidade.” - Leonardo Sales, psicólogo.

“A 2ª Mostra tem a finalidade de trazer à categoria o reconhecimento das nossas práticas, que não se limitam ao espaço territorial, mas a todas aquelas desenvolvidas pelo Brasil. Acho importante que o cinquentenário da Psicologia seja comemorado por meio da partilha de saberes e dos conhecimentos adquiridos. Essa troca de experiências refletirá na melhoria e no aperfeiçoamento da profissão.” Sara Cavalcanti, psicóloga.

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão é uma forma de divulgar os trabalhos feitos pela psicologia em outros estados e de fortalecer o exercício da profissão por meio da troca de experiências.” - Cristiana Galeno, psicóloga.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment