O Distrito Federal vai para a 2ª Mostra Nacional

Compartilhe:

df_ipe

A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, ocorrida no ano 2000, foi uma oportunidade para que todo o Brasil conhecesse o que é produzido e praticado no Distrito Federal. Na 2ª edição da Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que vai acontecer no mês de setembro, em São Paulo, o DF conta -  entre profissionais e estudantes -  com 185 inscritos.

A participação e mobilização dos profissionais e interessados em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.

Inscrições de trabalhos

Lembramos que a 2ª Mostra – evento que será o ápice das comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil -  já tem mais de 14 mil e 500 inscritos em todo o país e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e a sociedade.

Já são mais de 2 mil e 800 trabalhos inscritos na Mostra e as inscrições podem ser feitas no formato de pôsteres ou vídeos e realizadas pelo site da 2ª Mostra - mostra.cfp.org.br, dentro do menu lateral, no campo “Inscrição”.

A segunda etapa de inscrição de trabalhos na 2ª Mostra Nacional vai até o dia 31 de maio. Não deixe de inscrever seu trabalho para que os profissionais de todo o Brasil conheçam  suas práticas e processos de trabalho!

INFORMAÇÕES SOBRE A 2ª MOSTRA NACIONAL

Ao efetuar sua inscrição, o interessado deve escolher um dentre os 14 processos de trabalho possíveis, entre eles processos de acolhimento, processos educativos, processos culturais, processos formativos, processos organizativos, entre outros.
A entrada na 2ª Mostra é gratuita e as inscrições podem ser feitas por profissionais ou estudantes de Psicologia (com assinatura e supervisão de um profissional).

Não perca esta oportunidade!


 

COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM

Nesta 2ª mostra Nacional estamos empenhados em processos que façam a sociedade ser melhor para todos os brasileiros. Procuramos uma ideia que pudesse traduzir o compromisso da Psicologia hoje, levando em conta as mudanças no país e no mundo desde a 1ª Mostra, há dez anos.
Identificamos na expressão bem comum um conceito forte que pode nos orientar pelos próximos anos. Direito, cidadania, democracia, desenvolvimento, divisão da riqueza, sustentabilidade, todas estas ideias perpassam o bem comum.

Faça parte você também do compromisso com a construção do bem comum!

CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DO DISTRITO FEDERAL TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:

“A Mostra é muito importante para a Psicologia por duas razões: a primeira refere-se ao cenário atual da era do conhecimento, na qual a conectividade e as trocas de informações permeiam todas as nossas relações. A Mostra ocupa o espaço da "Gestão ampla do Conhecimento" em Psicologia, pois ela contempla a parte do 'conhecimento tácito', ou seja, a possibilidade da exposição do que se constrói em Psicologia no cotidiano e o que pode se transformar em conhecimento explicitado posteriormente. Uma segunda razão é para que os psicólogos conheçam a amplitude de possibilidades de nosso trabalho, que são imensuráveis. Espero que todos possam contemplar, na Mostra, o real espaço que a Psicologia já ocupa no nosso país e na vida das pessoas, seja no campo pessoal ou profissional. Penso que é dever dos profissionais do DF participarem da Mostra pela proximidade que temos do espaço político, para ecoar e dar voz aos tópicos importantes que possam ser desvelados e criticados nesse encontro”.
Rosana Dorio Bohrer – Psicóloga

“A Mostra é uma forma de mostrar como a Psicologia vem crescendo nesses 50 anos. Muitos espaços foram conquistados, a Psicologia saiu dos consultórios e empresas e entrou também na Educação, Saúde, Justiça, Assistência Social... os psicólogos do DF devem participar para que os outros Estados conheçam o que se tem feito no DF e  para que os psicólogos tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho e conhecer, também, o trabalho dos colegas de outros Estados. É um espaço  para compartilhar ações e conhecimentos”.
Renata Leporace Farret – Psicóloga

“A 2ª Mostra, evidentemente, vai dar visibilidade e transparência ao exercício do psicólogo e é fundamental em uma comemoração de aniversário da profissão. Esta é uma excelente forma de criar referências para os nossos colegas e, ainda, verificar nossa verdadeira inserção no mercado de trabalho e ao alcance de nosso fazer profissional. Tenho a expectativa de ver os trabalhos   multiprofissionais acontecendo, de forma a revelar nossa inserção nas equipes e nossa habilidade de diálogo com outros campos de conhecimento. O DF precisa se envolver para garantir não apenas a troca de informações, mas principalmente a valorização do conhecimento que se produz no nosso contexto de trabalho. Contamos com excelentes profissionais em nossa região e teremos muito orgulho em inseri-los nessa Mostra nacional”.
Adriana Mayon Flores – Psicóloga

“A 2ª Mostra será um resgate das situações de pesquisa que estão sendo desenvolvidas e irá torná-las públicas e mais visíveis. Além disso, a Mostra vai unir a categoria e será uma excelente oportunidade para nos reunirmos e conhecermos o trabalho das demais regiões. Será um momento bastante proveitoso e espero que os psicólogos se mobilizem. No DF nós temos várias universidades, uma atualidade diferente, e é importante a  participação de todos para a cultura de integração da categoria”.
Carla Bacarat – Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região (DF)

“A Mostra será uma oportunidade para a categoria mostrar seus trabalhos, assim como os conselhos. Além disso, vai estimular mais a profissão e os profissionais. Minhas expectativas são as melhores possíveis, visto que a Mostra vai congregar pessoas de todo o Brasil, unir a classe e permitir que outras pessoas vejam essa união”.
Izanilde Menezes - Psicóloga

“A 2ª Mostra é muito importante no sentido de marcar o encontro da Psicologia em um só lugar, reunindo os trabalhos de psicólogos de todo os Brasil. Esperamos que conte com um grande número de trabalho de diferentes áreas, mostrando o campo de atuação da Psicologia, que é tão grande, e trazendo um pouco de cada área. É um momento histórico para a profissão e se os psicólogos do DF se inscreverem e inscreverem seus trabalhos darão uma grande contribuição”.
Aryadne Muniz – Psicóloga

“A 2º Mostra será um importante evento para mostrar para o Brasil o que os psicólogos estão fazendo de novo e que contribuições podem dar para a sociedade. Espero que o evento consiga chamar atenção não só dos psicólogos, mas da comunidade em geral quanto à importância do trabalho da Psicologia no brasil. Os psicólogos da capital devem ir à Mostra não só para tomarem conhecimento das práticas, mas também para mostrarem o que esta sendo feito em Brasília”.
Paulo de Melo – Psicólogo

“A Mostra é importante para  mostramos que estamos aqui, que a Psicologia existe em todas as áreas. Espero que o evento permita revelar as diversas faces da Psicologia brasileira e que com ela possamos nos reapresentar perante a sociedade brasileira. Que possamos mostra que apesar do predomínio da área clínica, atuamos em diversas frentes”.
Álvaro Pereira da Silva Junior – Psicólogo

 

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment