2ª Mostra destaca diversidade da Psicologia no Brasil

Compartilhe:

Praças temáticas

Praças Temáticas vão exibir trabalhos e promover troca de saberes entre profissionais

Expressar a diversidade de atuação dos psicólogos brasileiros é um dos objetivos da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia, permitirá a apresentação das diferentes práticas profissionais, além de incentivar a troca de experiências das diversas áreas da psicologia no Brasil.

Atualmente, os psicólogos brasileiros atuam com múltiplos processos de trabalho em mais de diversas áreas. Para destacar parte dessa diversidade, profissionais da Mostra apresentarão, aos visitantes, pôsteres e vídeos referentes a 14 processos de trabalho – entre eles, o de acolhimento, acompanhamento, avaliação, de mobilização social e de orientação e acolhimento – e sobre 19 áreas de atuação, como assistência social; cultura; defesa civil, direitos humanos e educação. Esses pôsteres e vídeos são trabalhos de profissionais selecionados para esta exposição.

Para ressaltar essa diversidade, a Mostra será organizada em 19 espaços. “Os trabalhos estarão dispostos em praças temáticas. Em cada uma teremos 200 trabalhos e, no centro, um espaço para encontro das pessoas que estão expondo seus trabalhos e os interessados na área”, destacou a coordenadora geral da 2ª Mostra, Monalisa Barros. A ideia, segundo ela, “é facilitar a integração e a troca, aspectos fundamentais na Mostra”, ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora, para tratar sobre os processos de trabalho e ainda debater sobre os desafios da profissão serão criadas rodas de conversas. “Vamos problematizar as ações, com seus limites e alcances, destacando a dimensão ética de cada atividade. As conversas irão além da divisão por linhas teóricas ou por lugares de atuação. É uma inovação desta Mostra”, ressaltou Monalisa Barros.

A 2ª Mostra Nacional de Práticas de Psicologia é o ápice das comemorações dos 50 anos do reconhecimento da Psicologia como profissão no Brasil. O evento será realizado no Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo. Até o momento, mais de 11 mil pessoas se inscreveram.

Praças temáticas

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment