Exposição 50 anos da Psicologia terá espaço especial na Mostra

Compartilhe:

Imagine voltar no tempo para reviver uma situação que foi muito marcante para a sua profissão ou reeditar um fato histórico importante. É o que a exposição sobre os 50 anos da Psicologia no Brasil pretende mostrar. Após passar por todos os estados brasileiros, a coletânea chega à 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, no Anhembi, em São Paulo, com novidades.

A exposição será um evento especial, onde o público terá a chance de conhecer mais sobre a história da profissão. O foco está nos acontecimentos que provocaram a mudança da Psicologia ao longo do tempo e tem, como principais guias, o desenvolvimento científico e o processo de regulamentação, em 1962.

Para Biancha Angelucci, integrante da Comissão Curadora da 2ª Mostra, a Exposição dos 50 anos marca o empenho de organização da história da Psicologia a partir de sua inserção em território nacional. “Ao assistirmos a exposição, somos convidados a continuar pensando a relação entre diferentes serviços, a influência de autores sobre modos de pensar nas diversas regiões, a produção de articulações e consensos”.

Segundo Bianca, outra contribuição essencial que a Exposição dos 50 anos oferece ao público mais jovem é o acesso a uma história viva, rica em contextos e sentidos, que auxilia na compreensão do processo de construção da Psicologia como ciência e como profissão. “As personagens, os serviços, as demandas sociais, tudo isso é apresentado de modo a facilitar a apreensão dos interesses que marcaram a instituição da Psicologia no Brasil”.

Além da linha do tempo com a história da profissão, a exposição contará ainda com informações aprofundadas sobre a luta antimanicomial, o Projeto Memória e as ações da Comissão Nacional de Direitos Humanos, do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), entre outros.

A coletânea do Anhembi terá informações exibidas em totens iluminados, proporcionando ao visitante uma nova experiência visual. Além disso, quem passar pelo local também poderá ler a biografia de personagens históricos da psicologia em uma tela interativa.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment