Especialistas debatem papel do psicólogo na gestão pública

Compartilhe:

Um dos grandes desafios que se tem hoje é inserir o psicólogo num modelo de gestão pública comprometido com a defesa da vida. Este foi o tom dos debates que marcaram a discussão do tema: Processo de Planejamento e Gestão Pública, que reuniu o diretor do Centro de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Peter Spink; o diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social, ligada à presidência da República, Pedro Pontual e a secretária-adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado.

“É necessário, cada vez mais, desmontar e remontar modelos de gestão pública, de forma a corresponder às aspirações e necessidades daqueles que serão atendidos, e nesse processo, a participação do psicólogo é fundamental”, defendeu Peter Spink. Estudantes de psicologia levantaram as dificuldades que ainda encontram quando começam a atuar em projetos sociais – governamentais ou não.

Para Peter Spink,  com a ampliação da área de atuação do psicólogo, ainda existem questões que envolvem habilidades novas que começam a emergir. “Mas ao ampliar  os horizontes, os nossos profissionais  passam a vivenciar uma experiência extremamente rica”, observou.

O diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social, Pedro Pontual, admitiu que o processo de engajamento da sociedade no processo de discussão de políticas públicas ainda tem um longo caminho a percorrer. “A estruturas políticas do país ainda perpetuam um modelo de clientelismo, do toma lá da cá, que dificulta a adoção de novas práticas participativas”, afirmou.

Citando o educador Paulo Freire, ele admitiu que mudar este quadro não é tarefa para quatro anos. “Mas estamos lutando para migrar da cultura do favor para a cultura do direito”, reforçou Pedro Pontual.

A coordenadora dos debates, Lumena Furtado, disse que embora seja um processo lento, os espaços para os psicólogos nos programas de gestão pública têm aumentado. “Hoje temos 60 mil psicólogos trabalhando no Sistema Único de Saúde – SUS.

 

 

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment