Cooperativismo em alta na 2ª Mostra

Compartilhe:

 Práticas envolvendo economia solidária nos estados serão apresentadas durante os três dias do evento

Os participantes da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia vão conhecer as diversas formas de economia solidária desenvolvidas no país. Tendo a Psicologia como parceira, as atividades  que geram renda a partir do trabalho coletivo são hoje um movimento dinâmico, vivo, que fortalecem as comunidades.


Ao todo, nos três dias de evento, serão apresentados 24 trabalhos que são fruto dessa parceria, nos mais diversos campos de atuação como a saúde, cultura, assistência social, educação e direitos humanos.

Um deles é a Feira de Trocas Solidárias, que acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Diadema, em São Paulo, e atende a comunidade local. Na feira, os participantes trocam entre si produtos, como alimentos, roupas, calçados, livros, bijuterias, ou serviços de manicure, cabeleireiro, pedreiro, etc. Também foi criada uma moeda exclusiva, o Leste, que circula na feira e permeia as trocas.

Também haverá um bate-papo nas Mesas Redondas sobre Psicologia e economia solidária, em dois horários: das 12h30  às 13h e das 18h30 às 19h, nos três dias do evento.

Você sabia?

Hoje, segundo pesquisa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), o cooperativismo gera renda para 2,3 milhões de pessoas no País e movimenta cerca de R$ 12,5 bilhões por ano. Para trabalhadores que encontram dificuldades de entrar no mercado, as cooperativas surgem como uma boa opção. No Brasil são mais de 30 mil empreendimentos econômicos solidários e o faturamento deles chegou a 0,33% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2010, cerca de R$ 3,7 trilhões.

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

1 Comment

  1. Adalberto Sabino says:

    A Economia Solidária tem sido a opção de transformação para uma nova sociedade, igualitária, solidaria, justa, autogestionária, que tenha em sua base as decisões coletivas. Brilhante que a Ecosol esteja despontando e estará na 2ª Mostra, fico muito feliz. Parabéns mais uma vez a organização que contemplou este Movimento tão importante no Brasil nos dias de hoje, que clama por mudanças.

    Reply

Leave a Comment