Ceará prevê novas estratégias para a Psicologia na 2ª Mostra

Compartilhe:

ceara

Psicólogos do estado apostam na troca de experiências para ampliar o exercício da profissão.

A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada há 12 anos, foi uma oportunidade para que o Brasil conhecesse o que era produzido e praticado no Ceará. Nesta 2a edição do evento, que acontece em setembro, na cidade de São Paulo, o estado traz 382 inscritos – entre profissionais e estudantes.

A participação e mobilização dos profissionais e das pessoas interessadas em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.

SOBRE O EVENTO

A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia marca o ápice das comemorações dos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ao todo, já são 18.354 inscritos em todo o País e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e sociedade.

A entrada no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site: http://mostra.cfp.org.br

Não perca esta oportunidade!

CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DO CEARÁ TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão significa um marco e um resgate histórico no percurso profissional do psicólogo em função das suas práticas profissionais. É um momento de reflexão sobre como se constituiu a Psicologia no Brasil e quais as perspectivas que se anunciam dentro da realidade política, social, econômica, e a ordem mundial estabelecida. Neste processo de reflexão, muitas estratégias poderão ser traçadas a partir das diferentes visões que os profissionais construíram com suas contribuições nos vários setores da sociedade brasileira. É uma verdadeira possibilidade de se pensar o lugar do singular no espaço do múltiplo que se instala muitas vezes devastando o traço de identificação e idealização necessárias para a consecução de uma vida melhor. A participação dos psicólogos do Ceará é importante porque detém uma série de intervenções sociais, institucionais, políticas e específicas do campo da atenção ao sofrimento psíquico, prontas para contribuir com o debate e com o avanço da Psicologia.” – Henrique Carneiro, psicólogo.

“A 2ª Mostra é um momento de encontro dos profissionais de Psicologia, uma possibilidade de trocas de experiências e de reflexão da nossa atuação. É uma boa oportunidade para saber se estamos dando respostas de forma adequada à sociedade. Inscrevi um trabalho sobre DST/Aids, pois temos trabalhos fortes em políticas públicas e no Sistema Único de Saúde (SUS). Espero que essas práticas tragam resultados exitosos e novos desafios para a profissão. É importante que nossos psicólogos tenham a possibilidade de está participar e entender que a política regional dialoga com outros estados e outras regiões do Brasil.” - Francisco Theofilo, psicólogo.

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão é de suma importância para dar visibilidade aos trabalhos que a Psicologia vem desenvolvendo. Além disso, é uma forma de demonstrar como a profissão tem se desenvolvido e se ampliando a cada instante. Espero que a gente possa estabelecer um diálogo e conhecer novas formas de aplicações, diversificando o exercício da prática. Temos muitas experiências exitosas e essa é a maior contribuição que o evento pode trazer.” - Alexandre Iorio, psicólogo.

"A 2ª Mostra mobiliza os profissionais, estudantes da Psicologia e chama a atenção das pessoas em geral para um marco na profissão, que foi chegar aos 50 anos de existência. Nesse espaço, a categoria terá a oportunidade de relatar onde está inserida, o que está fazendo e como a atuação reflete na construção de uma sociedade mais justa e humana, contribuindo, assim, para um País melhor. Nós do Ceará esperamos ter uma boa representatividade e, desta forma, compartilharmos nossas experiências com outros estados brasileiros." - Claudia Alves Cunha, psicóloga.

“A Mostra traz visibilidade à prática profissional do psicólogo para a sociedade, além de possibilitar o diálogo entre os profissionais da Psicologia. Acredito que o evento é uma oportunidade para estreitar fronteiras, encontrar outras regiões e ultrapassar as barreiras, inclusive, entre países da América do Sul.” - Adriana de Alencar, psicóloga. 

A reprodução das notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Leave a Comment